SSL gratuito com Cloudflare

O SSL é um protocolo de segurança comumente utilizado por desenvolvedores para garantir que o conteúdo trafegado entre servidores e clientes (browsers) seja criptografado realizando uma autenticação entre as 2 partes envolvidas na comunicação baseando-se em certificados digitais.

Cada vez mais somos incentivados a utilizar SSL/HTTPS na internet. O Google por exemplo, já afirmou que sites que não possuem um certificado SSL serão impactados negativamente pelo seu algoritmo de ranqueamento. Implementar funcionalidades que exigem processamento no browser em background com Service Workers por exemplo, também só é possível se você tiver um certificado SSL e por aí vai. Existem várias razões pra se usar um certificado SSL e aqui não falaremos delas.

Até pouco tempo, quem quisesse usar SSL precisava comprar um certificado e pagar por ele algo em torno de R$ 300,00 por ano. Hoje existem provedores de serviços cloud que nos oferecem um SSL compartilhado de GRAÇA. Um deles é o Cloudflare.

Habilitanto SSL com o Cloudflare

Cloudflare é um provedor de serviços de segurança para DNS, CDN, e DDoS.

Depois de criar sua conta gratuitamente, o primeiro passo é garantir que todo tráfego do seu site passará pelo cloudflare fazendo um scan no seu DNS.

Scan

O Cloudflare vai mostrar todas as informações do seu DNS, caso esteja tudo certinho continue e em seguida escolha o plano gratuito.

Transfer DNS

Copie os novos Nameservers do Cloudflare, vá até o seu provedor de DNS atual e substitua seus Nameservers atuais pelos novos conforme as instruções.

Change DNS

Agora sim, pra ativar o SSL compartilhado vá na sessão “crypto” e marque a opção de SSL certificate como “Full”.

SSL

All done. O Cloudflare demora em torno de 24 horas pra gerar o certificado e tudo estar funcionando perfeitamente. Aqui nosso site já deve ser capaz de responder a chamadas com HTTPS!.

É possível hospedar sites estáticos com SSL de forma inteiramente gratuita. Aqui vimos como usar o SSL gratuitamente com o Cloudflare e neste post mostro como hospedar conteúdo estático gratuitamente (pra sempre) com Github Pages.