Dicas para rastrear falhas em microserviços

Lidando com software monolítico, sempre temos acesso ao stack trace da execução de todo o programa, podendo investigar falhas de forma centralizada e não distribuída. A identificação do problema em projetos de arquitetura monolítica geralmente consiste em: usar logs para ver o que precisa para investigar uma falha, ler os resultados e procurar pelo que deu errado.

Com o advento da computação em nuvem, passamos a ter aplicações sendo executadas em instancias efêmeras, ambientes virtualizados baseados em containers (docker, kubernetes e etc), em fim, sistemas distribuídos com arquiteturas de microserviços. Nesse cenário fica difícil confiar que logs de máquinas estarão lá quando for necessário analisá-los. Cuidados especiais são necessários.

Pensando nisso, algumas coisas podem ser feitas para aumentar o grau de rastreabilidade em microserviços.

Externalize o armazenamento de logs

A integridade dos dados de log é importante. Não se pode acreditar que logs estarão disponíveis em datas futuras quando você precisar, pelo menos não no mesmo ambiente onde sua aplicação é executada. Imagine ter que analisar logs em instancias de um ambiente auto-escalável. Não funciona.

A questão aqui é garantir disponibilidade e durabilidade dos logs. Seja armazenando logs em um bucket do S3 na amazon ou em um diretório local, eles tem de estar lá, organizados, acessíveis e se possível em uma estrutura pesquisável (falaremos disso daqui a pouco). Pra quem já está na AWS, o CloudWatch Logs é uma solução interessante. Além de armazenar e organizar os logs das instancias do EC2, o CloudWatch disponibiliza informações sumarizadas sobre o número de ocorrências de determinada falha nos logs, conseguimos ver quantos “NullReferenceException” existem ou erros do tipo “404” foram logados.

Externalizando logs

Existem tutoriais muito bons pra quem quer implementar na prática esse tipo de storage para logs:

Torne logs pesquisáveis

Armazenar logs de forma estruturada é um bom começo, mas de pouco adianta se você não for capaz de pesquisar neles. Mesmo que você não tenha logs armazenados em cloud é possível filtrar dados de logs utilizando ferramentas como Logstash.

Para ajudar na visualização dos filtros de logs, existe o Kibana, que em conjunto com o Logstash é uma mão na roda.

Crie identificadores de correlação para requisições

Ao receber uma requisição, pode ser útil gravar um identificador para rastrear o histórico de requisições subsequentes. Após o armazenamento, esse identificador sendo enviado junto às requisições feitas a outros componentes/microserviços ajuda bastante na rastreabilidade porque torna possível a investigação de um processo inteiro, mesmo que envolva múltiplos componentes do software.

Retorne identificadores para o cliente

Tendo o identificador de requisições, por que não retornar esse ID pro client quando ele fizer uma requisição? Imagine em uma API por exemplo: o client faz uma requisição e algo dá errado. Com um ID da requisição em mãos fica fácil investigar apenas os aspectos relevantes da transação e entender o que causou o problema.

Em casos onde existe algum tipo de suporte à clientes, se o client sempre recebe o identificador da transação, alguém do time de OPS pode pesquisar o identificador nos logs e rapidamente descobrir o que deu errado sem a necessidade de uma investigação profunda da equipe de desenvolvimento por exemplo.


Rastrear falhas em instâncias que nascem e morrem todo o tempo é uma tarefa árdua. Utilizar boas práticas no tratamento de logs nos ajuda bastante a economizar tempo. Conhecer ferramentas adequadas e saber quando utilizá-las pode ser determinante para uma estratégia de sucesso de rastreamento de falhas em microserviços.



Stay up-to-date. Subscribe to newsletter.