Somos todos moldados pelo que vivemos, vemos e ouvimos. Aqui vou listar alguns blog posts, livros e vídeos que muito me influenciaram na minha forma de pensar e agir em relação a carreira, software e mercado.
Importante: Alguns títulos são alarmistas e extremistas, não tire conclusões antes de ler ou assistir o conteúdo referenciado.
Importante 2: O fato de todos estes conteúdos terem me influenciado não significa que concordo com toda e qualquer opinião expressa pelos seus criadores.
Livros
- Rework - Jason Fried: Jason Fried e David Heinemeier Hansson parecem fazer tudo de um jeito meio diferente no Basecamp. A coisa parece funcionar melhor pra todo mundo (founders e trabalhadores), e eles defendem suas ideias de maneira firme e com exemplos bem práticos nesse livro. São autores que me influenciam muito atualmente.
Eles tem outros dois bons livros publicados (“Remote” e “It doesn’t have to be crazy at work”), muitos posts e dezenas de aparições em podcasts famosos, mas em “Rework” encapsulam todas as ideias centrais de como pensam em relação a software e negócios de tecnologia.
-
Hello, Startup: A Programmer’s Guide to Building Products, Technologies, and Teams - Yevgeniy Brikman: Este livro é o que talvez tenha a maior quantidade de boas referencias dentre todos que cito aqui neste post.
-
The Attention Merchants: The Epic Scramble to Get Inside Our Heads - Tim Wu
-
The Master Switch: The Rise and Fall of Information Empires - Tim Wu
-
Peopleware: Productive Projects and Teams - Tom DeMarco, Timothy Lister, Dorset House
-
Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future - Peter Thiel *
* Atualização 26/05/2023: Me lembro de ter concordado com muitas ideias apresentadas pelo autor quando li esse livro em 2018. Recentemente um amigo leu o livro pela primeira vez, e durante algumas conversas percebi que apesar de ainda achar o livro muito bom, não consigo mais me relacionar tão bem com algumas ideias centrais do texto.
Específicamente o capítulo 4 “A ideologia da concorrência” apresenta uma visão enviesada sobre monopólios e seus efeitos práticos na sociedade. Peter Thiel é um bilionário, portanto este viés é esperado. Mas como autor, deveria ter feito aqui um esforço maior em apresentar aspectos negativos destes monopólios (hoje sabemos que são muitos, né?).
Um dos melhores capítulos vem logo na sequência, o capítulo 5 “A vantagem de quem chega por último”. Algumas ideias presentes aqui vem perdendo força agora que o otimismo em relação às tech startups diminui. Por exemplo a ideia de que “o valor de uma empresa é simplesmente a soma de todo dinheiro que ela fará no futuro”. Isso ainda é verdade, mas cada vez menos “simples assim”, e com muitas nuances de gente cada vez mais interessada em margens de lucro e fluxo de caixa por exemplo.
Este capítulo discute como o mercado ideal pra uma startup, é geralmente composto por algumas pessoas em um nicho específico, servidas por poucos ou nenhum concorrente. É o melhor capítulo do livro pra quem lê em busca de pontos de partida pra organizar ideias sobre como começar uma startup, e o resto do livro pra mim só serve pra entender como VCs super ricos enxergam o mercado, e como avaliam potencial de sucesso de empresas em estágio inicial (ou pelo menos como enxergavam quando o livro foi escrito em 2014).
Apesar destes pontos, ainda é uma boa leitura. O autor é uma figura bastante relevante, e recomendo este livro principalmente pra quem não conhece bem como nasceram as empresas mais famosas de tecnologia.
Blog posts
DHH - https://medium.com/signal-v-noise
Fábio Akita - https://www.akitaonrails.com/
Henrique Lobo (Kico) - http://www.itexto.net/devkico
André Staltz - https://staltz.com/
Vídeos e documentários
- Competition is for losers Atualização 26/05/2023: Esta palestra segue a linha do livro “Zero to One”. Serve bem pra entender como pensam super ricos VCs, apresenta boas ideias pra pessoas procurando organizar pela primeira vez ideias sobre como funcionam tech startups, mas é altamente enviesada por uma visão de mundo moldada por exceções (empresas outliers).
Para uma visão mais realista, honesta, saudável, menos ambiciosa, e que mesmo assim vai te inspirar, recomendo as duas palestras descritas abaixo, ambas do DHH:
-
Everything is a remix: Excelente documentário sobre criatividade, originalidade, e inovação. Não é um documentário sobre tecnologia, mas as discussões sobre influências apresentadas aqui se aplicam tranquilamente a qualquer discussão sobre grandes inovações tecnológicas e processos criativos.
-
Esforço e estudo: Esse é um trecho de uma aula do professor Clóvis de Barros. Sempre que assisto esse vídeo dou muita risada, e lembro que é importante as vezes ter brio.
-
Terráqueos: Este último é um documentário sobre a relação dos seres humanos com os animais. Animais sempre foram usados pra entretenimento, comida, pets, experimentos científicos, e esse documentário fala um pouco de tudo isso.