Livros, blog posts e documentários que me influenciaram

Somos todos moldados pelo que vivemos, vemos e ouvimos. Aqui vou listar alguns blog posts, livros e vídeos que muito me influenciaram na minha forma de pensar e agir em relação a carreira, software e mercado.

Importante: Alguns títulos são alarmistas e extremistas, não tire conclusões antes de ler ou assistir o conteúdo referenciado.

Importante 2: O fato de todos estes conteúdos terem me influenciado não significa que concordo com toda e qualquer opinião expressa pelos seus criadores.

Livros

Eles tem outros dois bons livros publicados (“Remote” e “It doesn’t have to be crazy at work”), muitos posts e dezenas de aparições em podcasts famosos, mas em “Rework” encapsulam todas as ideias centrais de como pensam em relação a software e negócios de tecnologia.

* Atualização 26/05/2023: Me lembro de ter concordado com muitas ideias apresentadas pelo autor quando li esse livro em 2018. Recentemente um amigo leu o livro pela primeira vez, e durante algumas conversas percebi que apesar de ainda achar o livro muito bom, não consigo mais me relacionar tão bem com algumas ideias centrais do texto.

Específicamente o capítulo 4 “A ideologia da concorrência” apresenta uma visão enviesada sobre monopólios e seus efeitos práticos na sociedade. Peter Thiel é um bilionário, portanto este viés é esperado. Mas como autor, deveria ter feito aqui um esforço maior em apresentar aspectos negativos destes monopólios (hoje sabemos que são muitos, né?).

Um dos melhores capítulos vem logo na sequência, o capítulo 5 “A vantagem de quem chega por último”. Algumas ideias presentes aqui vem perdendo força agora que o otimismo em relação às tech startups diminui. Por exemplo a ideia de que “o valor de uma empresa é simplesmente a soma de todo dinheiro que ela fará no futuro”. Isso ainda é verdade, mas cada vez menos “simples assim”, e com muitas nuances de gente cada vez mais interessada em margens de lucro e fluxo de caixa por exemplo.

Este capítulo discute como o mercado ideal pra uma startup, é geralmente composto por algumas pessoas em um nicho específico, servidas por poucos ou nenhum concorrente. É o melhor capítulo do livro pra quem lê em busca de pontos de partida pra organizar ideias sobre como começar uma startup, e o resto do livro pra mim só serve pra entender como VCs super ricos enxergam o mercado, e como avaliam potencial de sucesso de empresas em estágio inicial (ou pelo menos como enxergavam quando o livro foi escrito em 2014).

Apesar destes pontos, ainda é uma boa leitura. O autor é uma figura bastante relevante, e recomendo este livro principalmente pra quem não conhece bem como nasceram as empresas mais famosas de tecnologia.

Blog posts

DHH - https://medium.com/signal-v-noise

Fábio Akita - https://www.akitaonrails.com/

Henrique Lobo (Kico) - http://www.itexto.net/devkico

André Staltz - https://staltz.com/

Vídeos e documentários

Para uma visão mais realista, honesta, saudável, menos ambiciosa, e que mesmo assim vai te inspirar, recomendo as duas palestras descritas abaixo, ambas do DHH: